Peregrinos Católicos Brasil – Doce Novembro na Terra Santa

No começo de Novembro, 31 fiéis católicos saíram do Brasil para uma peregrinação de uma semana na Terra Santa.

Nosso grupo de brasileiros começou seu roteiro visitando justamente Tel Aviv, a cidade mais moderna de Israel, onde conheceram seus principais pontos turísticos e puderam observar todo o desenvolvimento contemporâneo da cidade, que está ao lado da antiga cidade portuária de Yafo, repletas de bairroas e galerias de artes, também onde localiza-se a Igreja de São Pedro.

A peregrinação de verdade só iria começar no dia seguinte, quando nossos visitantes seguiram viagem pela costa até Cesaréia Marítima, antiga capital romana, com seu teatro romano, fortaleza dos cruzados e o aqueduto. A continuação do passeio chegou até Haifa, com direito a subida ao Monte Carmelo, onde está localizada a gruta do Profeta Elias e de onde puderam contemplar o Templo Bahai e seus Jardins Persas, finalizando em São João do Acre, capital dos cruzados, onde visitaram as fortalezas medievais.

O Roteiro pela Galiléia teve início pelo Rio Jordão, onde os peregrinos recordaram o batismo de Jesus ao ter contato com suas águas, seguindo até o Monte das Beatitudes onde realizaram Missa. Em Cafarnaúm percorreram as ruínas de sua antiga sinagoga e da Casa de São Pedro. Conheceram ainda Tabgha, o local da multiplicação dos pães.

Ao chegarem em Nazaré, a cidade onde Jesus cresceu e passou a maior parte de sua vida, visitaram a Igreja da Anunciação e a Carpintaria de São José.

Os brasileiros conheceram ainda o Monte Tabor, onde ocorreu a transfiguração de Jesus diante de Moisés e Elias.

No caminho para a Cidade Santa de Jerusalém, os peregrinos passaram pelo Vale do Rio Jordão, pelo deserto da Samaria e margearam o oásis de Jericó, de onde contemplaram o Monte da Tentação.

O grupo aproveitou e fez uma parada no Mar Morto, o lugar mais baixo do mundo, e então subiram até Jerusalém pelo deserto da Judéia.

O dia seguinte foi marcado por muita emoção por parte de nossos peregrinos que se aprofundaram em conhecer esta cidade que reflete história e fé por todos os lados. A safa pela Cidade Santa teve início pela Via Dolorosa, até a chegada ao Golgota, lugar da crucificação de Jesus e ao Santo Sepúlcro, onde foi realizada uma das Missas mais profundas da viagem até então. No mesmo dia, ainda visitaram o Muro das Lamentações e continuaram até o Monte Sião, onde se encontra a Tumba do Rei Davi, o Cenáculo e lugar da última ceia, a Eucaristia e Pentecostes.

Outros lugares de grande importância para os católicos que foram visitados foram a Abadia da Dormição, Assunção de Maria, o Monte Scopus, o Getsemani, a Basílica da Agonia e o Monte das Oliveiras, de onde apreciaram uma vista da cidade de tirar o fôlego.

Jerusalém é uma cidade cheia de surpresas, e além de possuir centenas de lugares históricos e antigos, ela também abriga uma área moderna e contemporânea. Nesta parte da cidade, nossos peregrinos também visitaram e conhecerem o Santuário do Livro, no Muse de Israel, onde estão expostos os Manuscritos do Mar Morto e a Maquete de Jerusalém da época de Jesus. Al[em de terem ido ao Yad Vashem, o Museu do Holocausto.

No Bairro de Ein Kerem, eles conheceram a Igreja da Natividade de São João Batista e também a Igreja da Visitação (do encontro da Virgem Maria com sua prima, Santa Isabel). Já em Belém, cidade onde Jesus nasceu, entraram na Igreja da Natividade pela Porta da Humildade, Gruta do Presépio, a Estrela de 14, a Basílica de Santa Catarina e a Gruta de São Jeronimo.

Nossos peregrinos ficaram ainda mais felizes e entusiasmados quando ficaram sabendo que receberiam um dia inteirinho livre em Jerusalém, no qual poderiam voltar aos lugares que tinham se sentido mais conectados, ou ainda conhecer pontos turísticos diferentes e se inserir ainda mais na vida da cidade. Desta forma, nossos turistas brasileiros fecharam com chave de ouro seu passeio de uma semana pela Terra Santa!

    Contato






    * Campos obrigatórios