agriculture

Irrigação por Gotejamento

Israel é um dos menores e mais densamente povoados países do mundo. O desenvolvimento da irrigação por gotejamento tem feito uma diferença enorme, tendo visto que apenas 20% da terra é arável e aproximadamente metade disto trata-se de terra árida e semi-árida que requer irrigação. Esta situação, resultou no desenvolvimento de métodos inovadores nas práticas agrícolas, começando pelo desenvolvimento dos sistemas de Irrigação por Gotejamento.
A idéia de uma irrigação por gotejamento surgiu primeiramente e foi desenvolvida por Simcha Blass, que era o diretor governamental de instituições de água, no recém-criado Estado de Israel. Sua idéia, porém, nasceu ainda no começo dos anos 30, quando o proprietário de uma enorme árvore localizada em um uma antiga fazenda lhe garantiu que a mesma não havia recebido nenhum tipo de irrigação. Desde então, ele começou a se interessar mais e mais pelo tema, quando resolveu investigar a situação.
Um dia, resolveu escavar a área próxima da raíz da árvore, que aparentemente não passava de uma superfície seca, quando encontrou uma área úmida próxima à base das raízes. Indo ainda mais a fundo, ele descobriu que existia um vazamento de uma torneira próxima à casa que estava gotejando, consequentemente, causando com que uma pequena quantidade de água subterrânea chegasse até a raíz da grande árvore.
A partir de 1950, sua idéia começou a se materializar e, finalmente em 1965 veio a se concretizar quando encontrou um kibbutz no deserto do Negev disposto a testar seu novo sistema de irrigação por gotejamento de água. O teste foi um sucesso e, a partir daí, muitas oportunidades começaram a surgir no setor de agricultura em várias partes do país.

Desde então, as tecnologias agrícolas densolvidas em Israel, incluindo o sitema de irrigação por gotejamento, que é usado em cerca de 75% das fazendas Israelenses, tem contribuído para que o país produza a maior parte dos alimentos que consume e ainda, possa exportar uma grande quantidade de produtos agrícolas.
Os sistemas modernos de irrigação por gotejamento são bastante sofisticados, possuindo capacidade elevada para garantir que todas as plantas, estejam elas perto ou longe da válvula, recebam a mesma quantidade de água e estejam consistentes em sistemas que operem com subida e descida de água. O sistema consiste em válvulas que controlam as gotas da água e precisam ser precisamente espaçadas ao longo das linhas de irrigação.
Os Sistemas de Irrigação por Gotejamento criados em Israel já foram vendidos para mais de 100 país ao redor do mundo, e enquanto a escassez de água aumenta, este sistema só tende a beneficiar cada vez mais a população mundial.

Contato






* Campos obrigatórios