agriculture

Gestão da Água – Tecnologia de Gestão de Recursos Hídricos

Gestão da Água  – A Terra Santa é uma terra pequena, localizada essencialmente no meio do deserto e por conta disso apresenta terra árida, e escassez de fontes naturais de recursos hídricos. Para combater o déficit de água, Israel passou anos estudando, pesquisando e desenvolvendo tecnologias e utilizando de muita criatividade para tentar encontrar métodos alternativos de abastecimento de água.

O Mar da Galiléia é a única fonte natural do país, que no passado era responsável por abastecer Israel de norte a sul. Com sua expansão e aumento populacional, esta única fonte foi se esgotando e tornou-se incapaz de abastecer a toda a crescente população.
Hoje os principais métodos utilizados por Israel na Gestão dos Recursos Hídricos são:

Dessanilização da água do Mar
Uma das principais estratégias utilizadas para combater a crise e escassez de água foi a dessanilização. O país construiu usinas de dessanilização da água que vem do Mar Meditterâneo, que hoje é a principal fonte do abastecimento de água para consumo doméstico.
Desanilización del agua de mar
Una de las principales estrategias utilizadas para combatir la crisis y escasez de agua fue la desanilización. El país construyó uzinas de desanilización del agua que viene del Mar Meditteráneo, que hoy es la principal fuente del abastecimiento de agua para consumo doméstico.

Reutilização de Esgoto
Israel é um dos países pioneiros no mundo a utilizar da técnica de coleta e tratamento de esgoto, que posteriormente passa a ser utillizado, por exemplo, em métodos como o de irrigação por gotejamento nos campos agrícolas.

Irrigação por Gotejamento
Este método por si só é um dos sistemas mais avançãdos de irrigação, o qual Israel exporta para todo o mundo e garante que a água não seja desperdiçada quando utilizada na agricultura.

Educação e conscientização da População
Uma população consciente e bem informada atua de forma pró-ativa para evitar o consumo excessivo e desnecessário de água. As famílias possuem cotas de consumo de água baseadas em sua quantidade de membros que habitam determinada residência, o que significa que ultrapassar a cota aumenta o valor pago por metro cúbico de água.
Sem dúvida, Israel hoje destaca-se e é reconhecida no mundo todo como uma nação que superou seus deficits de recursos naturais hídricos por meio de constantes investimentos em pesquisa, inovação e tecnologia.
A Vered HaSharon possui roteiros customizados focados na Gestão da Água e dos recursos hídricos em Israel. Entre em contato conosco para mais informações sobre como montar o melhor roteiro para seu cliente.

    Contato






    * Campos obrigatórios