Belém, ou Beitlehem em Hebraico, é famosa por ter sido a cidade onde Jesus nasceu. O significado literal do seu nome é “Casa do Pão” e ela está localizada poucos quilômetros ao sul de Jerusalém.
A cidade é povoada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo. Hoje em dia, Belém é habitada tanto por cristãos quanto por muçulmanos e além disso, é um dos principais destinos dos turistas cristãos durante sua viagem à Terra Santa.
De acordo com os textos bíblicos, José e Maria viviam em Nazaré, mas vieram à Belém quando Maria estava em estágio avançado da gravidez para participar do censo, uma vez que José era da linhagem de David. Maria acabou dando à luz a Jesus em uma gruta, hoje conhecida como Gruta da Natividade.
A Igreja da Natividade é o principal ponto turístico da cidade, e em seu subsolo está localizada a Gruta, que possui uma marca de uma estrela de prata no chão sinalizando exatamente o local onde Jesus nasceu. O lugar está sempre lotado de turistas e peregrinos.
Em Belém você ainda poderá visitar a Igreja de Santa Catarina, onde realiza-se todos os anos a Missa do Galo, os túmulos de Eusébio e Jerônimo, a Praça da Manjedoura, a Mesquita de Omar e a Gruta do Leite. Esta última, de acordo com a tradição cristã, teria sido o local onde Maria se escondeu para amamentar o bebê Jesus, enquanto fugia dos romanos, tendo o leite deixado as paredes na cor branca.
De acordo com a tradição judaica, a matriarca Raquel está enterrada bem na entrada da cidade e seu túmulo atrai milhares de visitantes de todos os lugares. Outra figura importante da história que nasceu em Belém foi o Rei David, que lá foi coroado Rei de Israel por Samuel.
Durante o mês de dezembro Belém recebe ainda mais turistas devido às celebrações de Natal. No dia 24 muitas atividades especiais estão acontecendo, sem contar com a tradicional Missa do Galo. Os turistas aproveitam os bons preços da cidade para comparem presentes e lembrancinhas.
Não deixe de conhecer a cidade onde Jesus nasceu quando estiver na Terra Santa!